Guia Temático

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Sistema de Informação-RFID



Olá Boa Tarde, hoje o assunto é de uma grande evolução tecnológica que facilitou e facilita bastante a vida das pessoas.

O sistema de informação (RFID) sigla inglesa que trata Radio Frequency Identification, é uma tecnologia de coleta de dados, ou melhor leitura dos códigos de barras que usa ondas de radiofrequência para transferir dados entre um leitor e uma tag a fim de identificar, rastrear e portanto localizar um item, é um tipo de sensor que está ganhando destaque e está presente desde cartões usados para pagar meios de transporte, como metrô e ônibus, e também pedágios, até usos bem mais sofisticados como nas áreas de robótica e aeroespacial. A origem da tecnologia RFID remonta à Segunda Guerra Mundial, nos sistemas de radares utilizados por várias nações (Alemanha, Japão, Inglaterra e EUA). Estes radares permitiam que a notificação da aproximação de aviões, mesmo eles ainda estando distantes, facilitando a preparação das defesas contra ataques inimigos. Este sistema de radar foi “inventado” pelo físico escocês Sir Robert Alexander Watson-Watt, implantado o primeiro sistema de identificação por rádio frequência. Em seguida tem as etiquetas, também chamadas de tags, são compostas por uma antena e um circuito. Uma leitora emite um sinal que ativa a resposta da tag e os dados que nela foram codificados são então repassados, permitindo a identificação.
Em seguida, tem as etiquetas que podem estar presentes em pessoas, animais, produtos, embalagens, enfim, em equipamentos diversos.

  As tags ainda podem ser classificadas em dois tipos, passivas e ativas:
Passivas: São as etiquetas que não possuem bateria acopladas, portanto só emitem o sinal resposta quando sob a leitora. A vantagem das passivas são as suas dimensões reduzidas, pois sem a necessidade de bateria é possível que as tags sejam extremamente finas ou pequenas possibilitando maiores aplicações.
Ativas: São as que possuem bateria e assim a capacidade de emitir esse sinal por conta própria. A vantagem das passivas são as suas dimensões reduzidas, pois sem a necessidade de bateria é possível que as tags sejam extremamente finas ou pequenas possibilitando maiores aplicações. 
Dessa forma, o RFDI pode ser considerado também como um antirroubo em algumas lojas. Com o sistema RFID é possível reduzir perdas, roubos, gerenciar inventários de estoques, aumentar a produtividade e simplificar ações nas logísticas. A tag é aplicada nos produtos e leitoras são posicionadas nas saídas da loja. Assim, se por acaso algum produto for extraviado antes da desativação da tag na compra, a leitora registrará e acionará o alarme. Há também outras aplicações como a liberação de portas, cobranças de metrô ou pedágios que estão presentes no nosso dia a dia, é um sistema cheio de vantagens como: velocidade de leitura, tamanho, do custo benefício, capacidade de leitura e distancia para leitura, podendo dizer que a palavra chave para RFDI é versalidade, permitindo diferentes aplicações em diversos setores do mercado.



Um comentário:

Scanner planetário

  Hoje chega ao fim a nossa serie, com o tema Scanner planetário, no geral o Scanner planetário, serve para fazer digitalizações, e pode ser...