Guia Temático

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Iniciativas de acesso aberto (Repositórios e períodicos)


Olá, sejam todos bem vindos a mais um post sobre acesso aberto. No primeiro post vimos o que acesso aberto, no segundo como ele funciona usando as biblitecas universitárias como exemplo e nesse terceiro post vamos refletir um pouco sobre dinheiro, money, carvão hahaha, quanto custa publicar em acesso aberto? 









As publicações de acesso aberto se tornaram consensual para todos, não só para academia acadêmica. Com a crise das publicações em 2000, e oportunidades de acesso aberto que hoje se encontra em total consolidação em formato digital. Um pouco de patriotismo o Brasil lidera 63% dos artigos em acesso aberto. 

 A consolidação da AA, ( calma não é alcoólicos anônimos haha) são os acesso aberto, os motivos são a dourada por exemplo que abrange todos os períodicos abertos. A modalidade verde se encarrega pelo arquivamento dos artigos em repositórios institucionais como se pode perceber o custo não é zero a seguir uma tabela para vermos um pouco mais sobre essas cobranças.









Pesquisas feitas pela Califórnia apontam que a indústria de publicação gerou US$ 9.4 bilhões em 2011 e publicou cerca de de 1.8 milhões de artigos da cerca de R$ 5 mil por artigo. Esse é só um exemplo para mais informações o artigo usado estará disponível nas referências.
Chega de falar sobre acesso aberto haha nosso último post sobre o tema.
Uma ótima semana a todos até a próxima.

Referência

https://blog.scielo.org/blog/2013/09/18/quanto-custa-publicar-em-acesso-aberto/#.Yoj0HRhv8VH



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Scanner planetário

  Hoje chega ao fim a nossa serie, com o tema Scanner planetário, no geral o Scanner planetário, serve para fazer digitalizações, e pode ser...